Seja um Programador, como um Chef de Cozinha

Seja um Programador, como um Chef de Cozinha

Em março de 2020, eu me deparei com uma situação que me fez mudar alguns hábitos em minha vida... era a chegada da pandemia, da vida em home-office, e da ausência daquela secretária que fazia muitas coisas em casa, dentre elas, nossas refeições. Era um final de semana e eu tinha que aprender a fazer arroz de qualquer jeito, senão não tinha como almoçar... e fomos de "professor youtube" para descobrir os detalhes desta arte da culinária. Com o passar do tempo, fui agregando valor a esta nova habilidade adquirida, e aí vem a "cereja do bolo". Aprendi que é de suma importância se ter os ingredientes separados e preparados isoladamente, pois, na hora do preparo, tudo fica mais fácil e dinâmico. E assim eu criei minha própria receita de arroz, que chamo carinhosamente de "Arroz com Linguíça À La Castro", em minha humilde homenagem, rsrsrs. O algoritmo a seguir, ops, foi o corretor, a receita a seguir, serve apenas 04 pessoas, pois, foi pensada e preparada para mim, minha esposa e nossos dois filhos de 10 e 12 anos respectivamente.

INGREDIENTES:

  • 03 medidas de arroz;

  • 01 linguiça calabresa daquelas bem finas e corte em pedaços pequenos da sua preferência;

  • 1/2 cebola picada;

  • 01 dente de alho espremido;

  • óleo e sal à gosto;

MODO DE PREPARO

Em uma panela média, ponha uma quantidade pequena de óleo e frite a linguiça até "dourar". Acrescente a cebola com o alho, por um minuto, misturando bem todos os ingredientes. Depois acrescente o arroz (lave bem se preferir), mexendo bem para não grudar no fundo da panela. Após uns dois minutos, acrescente água até cobrir o arroz (não precisa ser água morna) e acrescente o sal à gosto nesta hora (lembrando que a linguiça já tem sal e gorduras próprias), e mexa bem. Cubra com a tampa, sem fechar 100% a panela, e deixe o vapor sair pela pequena passagem deixada. Verifique com boa frequência, como está a água no arroz, mexendo com uma colher para não grudar no fundo da panela. Quando a água estiver totalmente evaporada, mexa mais um pouco e desligue totalmente o fogo. Pronto, pode servir com seus acompanhamentos (carnes, feijão e salada, de preferência).

E assim, eu passei a perceber que a programação de um software pode ser feita do mesmo jeito: Veja o problema, pesquise outras soluções existentes, verifique suas ferramentas (editor de código, bibliotecas alinhadas com sua linguagem de programação de experiência, framework) e vá dividindo o problema em pequenas partes, fazendo uma coisa de cada vez... instalando as bibliotecas, o framework, defina qual a primeira coisa a ser feita e, que a partir dela, irá se iniciar todas as outras tarefas e funcionalidades, uma após uma, sequenciadamente... cabe até aquela comparação... "passos de bebê", pequenos e lentos, como se estivesse aprendendo a andar.

Fiz esta analogia para que outros programadores iniciantes, tenham como dica de processo na prática de seus exercícios... isto não é uma "fórmula", uma "regra", mas, se fizerem parecido, já está valendo.

Obrigado e bom software, quis dizer, bom apetite!